Medicina Veterinária - FUG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA".

5 participantes

Ir para baixo

UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA". Empty UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA".

Mensagem por Lannusse Barbosa Silva Qua Nov 15 2017, 17:43

O termo pegada ecológica é bastante conhecida e, em algum momento você  já deve ter se deparado com ele. Mas você sabe do que se trata?
 Criado no início dos anos de 1990, o conceito refere-se a avaliação das marcas que deixamos no planeta. A pegada de cada um representa a marca deixada na Terra pelos próprios hábitos - seja por meio do tamanho das áreas de cultivo necessárias para se alimentar, seja pela quantidade de área natural devastada para a construção de indústrias ou moradias.Também calcula-se a extensão de território que uma pessoa utiliza, em média, para se sustentar. Diversos fatores influenciam esse índice: os modos de consumo, alimentação e transporte são alguns deles.A pegada ecológica compara o consumo individual de recursos naturais em relação à capacidade da Terra de repor o que foi utilizado.
 É possível calcular a sua pegada ecologia , eu fiz o meu teste e tive o seguinte resultado:o meu estilo de vida está um pouco acima da capacidade natural de regeneração de recursos pelo planeta, de modo que o meu padrão de consumo demanda moderadamente mais do que a Terra pode repor.
Cheguei a conclusão que ainda falta muito ,para que eu possa ser uma colaboradora para um planeta mais  sustentável , uma dica seria reciclar o lixo, separar os materiais que podem ser reutilizável, do lixo organico.
Eu convido você a fazer o teste da PEGADA ECOLÓGICA , entre no site:  www.suapegadaecologica.com.br ; Comente sobre a sua experiencia e deixe uma dica.

Lannusse Barbosa Silva

Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA". Empty Re: UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA".

Mensagem por Ana Julia Seg Nov 20 2017, 11:20

A Pecada Ecológica não se trata de cortar confortos, apenas de utilizar os recursos de forma mais racional, com os olhos no mundo que deixaremos para nossos filhos e netos. A Pegada Ecológica mede a quantidade de recursos naturais renováveis para manter nosso estilo de vida. Basicamente, tudo o que usamos para viver vem da natureza e mais tarde voltará para ela. O cálculo da Pegada Ecológica de uma cidade, um estado ou um país tem por missão melhorar a gestão pública e mobilizar a população a rever seus hábitos.
Fazendo meu teste, cheguei na conclusão que meu estilo de vida está um pouco acima da capacidade natural de regeneração de recursos pelo planeta, meu padrão de consumo demanda moderadamente mais do que a Terra pode repor. Uma dica é procurar fazer a pé ou de bicicleta os percursos curtos do dia a dia, como: ir a padaria, academia ou farmácia no seu bairro. Utilizar o carro somente para percursos longos.

Ana Julia

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA". Empty Re: UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA".

Mensagem por Nara Ballaminut Seg Nov 20 2017, 16:34

Meninas, verdade precisamos ter cuidado com o resultado da pegada ecológica...mas precisamos nos atentar para a sustentabilidade no dia a dia do nosso trabalho.
Lanusse, que om que fez o teste, mas não se apavore...tudo é uma questão de prática...os hábitos nós vamos adquirindo com o tempo e ,quando menos se espera, somos ecologicamente corretos e socialmente justos...assim, podemos transforar nosso espaço em algo equilibrado.
Ana Julia, bacana ter feito também, e concordo com sua colocação...precisamos minimizar os danos ao ambiente, mas também viver com tudo que podemos ter para nos trazer qualidade de vida, sem cortar o necessário, mas sim o supérfluo.
Parabéns meninas!!
Nara Ballaminut
Nara Ballaminut

Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA". Empty Re: UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA".

Mensagem por Gabriela Vieira Ter Nov 21 2017, 13:00

Meu teste deu " Moderado". Meu estilo de vida está um pouco acima da capacidade natural de regeneração de recursos pelo planeta, de modo que meu padrão de consumo demanda moderadamente mais do que a Terra pode repor. A dica que recebi também foi sobre poupar andar de carro e começar a ir em locais proximos a minha casa a pé ou de bicicleta, pois um dos problemas mais comuns tanto em veículos grandes como pequenos é o excesso de fumaça que sai do escapamento, que acaba prejudicando a atmosfera.

Gabriela Vieira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA". Empty Re: UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA".

Mensagem por Nathália Vieira Seg Nov 27 2017, 18:26

A pegada ecológica avalia o consumo da população sobre os recursos naturais, o método para calcular o uso dos recursos naturais através da economia é o gha (hectares globais ).
Fiço o meu teste da pegada ecológica através do site : www.suapegadaecologica.com, o meu teste demostrou que eu estou de parabéns e que eu antenada ás questões ambientais sem prejudicar o meio ambiente, fiquei bastante feliz com o resultado, porém sei que devo melhorar cada dia mais, para que o meio ambiente não sofra tantos prejuizos.

Nathália Vieira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA". Empty Re: UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA".

Mensagem por Nara Ballaminut Qui Nov 30 2017, 14:01

Olha só meninas, garotas sustentáveis...muito bom! Se todos nós seguirmos nesse caminho, gerenciando não só nossas atividades diretas, mas também as indiretas, conseguiremos um sistema cíclico.
Vocês acham que isso é possível? Em quanto tempo isso poderá ser feito no nosso país?
Nara Ballaminut
Nara Ballaminut

Mensagens : 13
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA". Empty Re: UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA".

Mensagem por Nathália Vieira Ter Dez 05 2017, 18:13

Sim, eu acho que isso é possível ideias bacanas e projetos é o que tem. Porém deve-se colocar em pratica para abrir cada vez mais portas de pensamentos.
No Brasil vemos que os passos são lentos, mas isso com o passar do tempo pode se tornar grande.

Nathália Vieira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/10/2017
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA". Empty Re: UM POUCO DE "PEGADA ECOLÓGICA".

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos